background

Caminho da fé

São Paulo

O Caminho da fé é uma das mais tradicionais e duras rotas de peregrinação do Brasil. Inspirada no Caminho de São Tiago de Compostela, na Espanha, a rota foi criada em 2003 por um trio de amigos composto por Almiro Grings, Clóvis Tavares de Lima e Iracema Tamashiro, ligando a cidade de Águas da Prata (SP) a Aparecida do Norte (SP) onde está a Catedral de Nossa Senhora Aparecida. Ao longo do caminho existem pousadas credenicadas e todo o percurso é sinaliado por placas e setas amarelas. Clique AQUI para ver a história do roteiro.
Atualmente existem vários ramais do caminho, saindo de cidades da região, todos convergindo a Águas da Prata, de onde sai o ramal principal e original.

Em 2016, pela segunda vez fiz o Caminho, novamente saindo de Tambaú. Desta vez tive como companheiro o amigo David Landgraf e fizemos em 6 dias ao invés de 7 como em 2015. Outra diferença em relação a 2015, foi o final: tomamos a rota dos cavaleiros para chegar a Aparecida.
Como sempre, uma experiência incrível e inesquecível!


Caminho da Fé

Dia 1 - 25 de maio 2016

Caminho da Fé - Dia 1. De Tambaú a Vargem Grande (Pousada D. Cidinha) 73km, media de 16km/h. Como sempre o dia mais tranquilo do Caminho passando por Casa Branca, Itobi, Vargem Grande. Até achamos que da próxima vez dá pra esticar até Aguas da Prata já que chegamos 14h na D. Cidinha. Como sempre bem acolhidos por D. Cidinha que logo nos pediu "as roupas pra lavar, viu fio?" Kkk

Veja a trilha no Strava »

Caminho da Fé

Dia 2 - 26 de maio de 2016

Da Dona Cidinha até Andradas (com subida ao Pico do Gavião). Hoje era pra ser um dia tranquilo e se tornou muito desgastante: cometemos a loucura de ir almoçar no Pico do Gavião. Só não sabíamos que em 5km subiríamos até 1.600m! Chegamos muito debilitados lá em cima e só tinha salgadinho pra comer. Chegamos bem cansados em Andradas as 17h. Mas isso tudo é como dor de parto: na hora é sofrimento, quase desespero, mas depois tudo vira alegria! Kkkk

Veja a trilha no Strava »
Caminho da Fé

Dia 3 - 27 de maio de 2016.

De Andradas a Borda da Mata 73km, média de 12,6 km/h. 1.865m de altimetria. Foi um dia bem legal. Muitas subidas pra variar mas conseguimos seguir o planejamento a risca chegando as 15:30 com tempo para descansar, lavar roupa e dar um merecido trato nas máquinas! Amanhã serão 60km de nível bem difícil mas com as mais belas paisagens do Caminho! Aguardem!

Veja a trilha no Strava »
Caminho da Fé

Dia 4 - 28 de maio 2016.

De de Borda da Mata a Consolação 60km-8,9km/h-2.272m de elevação. Hoje foi sem dúvida o dia mais puxado. Fizemos todos os piores morros menos da Luminosa. Boa parte empurrando principalmente na subida do Vale dos Morangos e na Serra do Caçador. Amanhã temos Luminosa tão temida! Mas vamos vencê-la tb!

Veja a trilha no Strava »
Caminho da Fé

Dia 5 - 29 de maio de 2016.

De Consolação a Campos do Jordão. Hoje foi um dia onde o psicológico pesou mais que o físico. À subida da luminosa foi interminável e lá no alto, com o frio e o final de tarde as subidas no asfalto antes da pousada Barão Montês pareciam impossíveis de vencer. Mas ai vale a calma e o foco e vencemos!

Veja a trilha no Strava »
Caminho da Fé

Dia 6 - 30 de maio de 2016.

De Campos do Jordão a Aparecida. 98km 1.435m de elevação. Hoje foi um dia tranquilo tirando a subida de Campista a Campos o restante foi praticamente de descidas e retas com pequenas subidas rápidas até Aparecida. Depois da descida, um dos pedais da bike do Davi quebrou de vez e ele teve que ir pedalando apenas com um ferro em um dos lados. Pedalamos como alucinados nas retas gostosas loucos pra chegar! E chegamos antes da chuva. Valeu Davi Lopes Silva pelo companheirismo e amizade!

Aventura completada com a proteção de Jesus! Fizemos o Caminho da Fé como cicloviagem de aventura e não por devoção a Maria ou pagamento de promessa! Cremos que Jesus já pagou todos os nossos pecados e pela graça e amor de Deus, o céu já é nossa herança pelo compromisso de fé em Jesus!

Veja a trilha no Strava »